Resenha | Sorrisos Quebrados

13:24

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.

André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.

Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.


Romance Contemporâneo | Editora: Valentina | Páginas: 240 | Classificação: 4,5/5 ♥


Nessa estória conheceremos a Paola e o André, ambos frutos de relacionamentos dramáticos que tentam enfrentar seus traumas e se reconstituírem após tanto sofrimento. Conheceremos a estória da Paola desde as primeiras páginas do livro. Ela encontrava-se num relacionamento que todo mundo desejava, com um homem encantador e desejado por todas. Até que, Paola se descobre em um relacionamento abusivo, onde foi agredida fisicamente e verbalmente durante um tempo e, sua ultima briga quase lhe leva morte.

Seis anos depois, Paola vive em uma clínica na cidade de São Paulo tentando se recuperar de todos os seus medos, traumas e cicatrizes. Ela teve ajuda de vários profissionais que lhe acompanharam durante sua estadia, o que fez com que a mesma “esquecesse” parte do que seu ex marido havia feito. Contudo, todas as vezes que se olhava no espelho, era impossível não se lembrar do mesmo, pois eram visíveis as cicatrizes deixadas em todo o seu corpo. Porém, é nessa clínica que Paola conhecerá Sol, uma menininha de quatro anos, também cheia de marcas e com problemas de socialização mas, desde o primeiro contato, tornaram-se amigas inseparáveis.

André frequenta a mesma clínica que Paola por conta de sua filha. Conheceremos sua estória ao longo dos capítulos e entenderemos o porquê de tanto insegurança, de tanto medo. André envolveu-se com uma garota muito bonita ainda na faculdade. Aos poucos seu relacionamento foi deixando de ser saudável e começou a lhe consumir, de modo que abandonou tudo para tomar de conta da namorada. Tempos depois descobriu que a mesma era usuária de drogas e fazia de tudo para comprá-las. Após um termino, ela decide retornar para casa e contar para André que estava grávida. Ele tomou de conta das duas com muito amor e carinho até descobrir que a menina não era sua filha. Sol é uma menina cheia de cicatrizes, aparentemente invisíveis aos olhos.

Paola e André sentem um desejo físico incontrolável, ainda que o medo, a dor e a insegurança persistam nos dois. Ambos encontraram um no outro o que precisam. Aprenderemos nessa estória o quanto o amor cura, o quanto esse sentimento é capaz de nos oportunizar forças para lutar, para acreditar que tudo pode ser diferente, para suportar o insuportável.



Já estava curiosa pela leitura. Muita gente falava muito bem do livro e eu precisava entender o que se passava. Foi então que tive o prazer de conhecer a escrita da Sofia Silva. Fiquei envolvida com o livro desde a primeira linha da primeira página, sem exagero. Comentei com algumas pessoas que me sentir parte da narrativa, parecia que eu era cada personagem que aparecia na estória, carregando tantos sentimentos e vivencias que fizeram a estória se tornar maravilhosa. Você compreende o porquê o título logo nas primeiras páginas. Fiquei encantada com cada acontecimento, como as cenas foram narradas, fazendo com que cada peça se juntasse de maneira brilhante.

Confesso que sentir falta de algumas explicações, como: como a Paola conseguiu superar tudo tão rápido? Como ela foi socorrida após o episódio com o ex marido? Porque foi batido tanto na tecla de aceitar o corpo fora do padrão? Existe mesmo isso? Mesmo com essas faltas, o livro ainda te permite vivenciar todos as angustias os medos, as falhas, as conquistas, as vitórias vividas pelos personagens.  Destaquei essas questões, pois de fato sentir falto disso, penso que daria ainda mais emoção a estória. Fiquei querendo saber como que a Paola superou tudo tão rápido, em contrapartida, vibrei por ela conseguir um ritmo de vida que normalmente, pessoas que passam pelo mesmo sofrimento não conseguem ter e nem tampouco superar.

É uma narrativa direta, impactante, envolvente e que te faz refletir a todo o momento. Os capítulos são narrados na perspectiva da Paola e do André, intercalados. Cada um possui títulos muito bem encaixados com as cenas. É um livro super rápido de ler e que possivelmente te deixará com aquela ressaca literária, confesso que após a leitura, fiquei horas pensando em toda a estória e nos personagens, foi difícil me afastar da narrativa. De uma coisa eu tenho certeza, Sofia, sou imensamente grata pela oportunidade de ter lido o seu livro. Leiam e sintam-se envolvidos tanto quanto eu estive.


Beijos e boa leitura!


You Might Also Like

0 comentários