Resenha | O ano em que disse sim

04:56

Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.
Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.

Autobiografia | Editora: Best Seller | Autora: Shonda Rhimes | Classificação 5/5


Neste livro conheceremos a história de Shonda Rhimes, a criadora da série Grey's Anatomy e Scandal e produtora executiva de How to Get Away with Murder. Gente, não sei vocês já tiveram oportunidade de assistir mas, Grey's Anatomy e How to get Away with murder são viciantes, assim como o livro. 

Shonda teve uma vida humilde e aos poucos saiu do subúrbio de Chicago para a elite de New Hampshire e depois para a tão sonhada Hollywood. Como a mesma nos apresenta, ela vive de criações, ou mentiras, como prefere chamar. Vive para escrever estórias, contos, entre outros. Precisar matar ou fazer nascer uma pessoa e dar emoção aquilo que cria. Gosta de ficção. Seu maior medo é ter Alzheimer, e explica o porque que grande parte dos casos tratado na série Grey's Anatomy são sobre isso.  

Shonda não queria escrever um livro sobre si, pelo desconforto que isso lhe causava e, foi com base neste que tal criação surgiu. Tem 3 filhas, é mãe solteira e faz de tudo para levar comida para casa. Possui 5 irmãos que não ligam muito para sua profissão e nem pra o sucesso que faz. Shonda parece levar uma vida normal, até sua irmã mais velha lhe questionar sobre as coisas: deixou de fazer tudo, de sair, de se divertir e de aceitar as grandes oportunidades por dizer viver ocupada. 

"Você nunca diz sim pra nada"

Tímida e na maioria das vezes carregada de pensamentos bem pessimistas. Quando criança preferia brincar na despensa e criar personagens, por isso sua vontade de ser escritora, principalmente escrever coisas para TV. Percebemos o quão impactante foi essa frase na vida dela. É incrível a mudança que esta faz em sua vida. Mais incrível ainda é você conseguir vivenciar isso através de cada página do livro. 

Muitos pensam que mudar possa ser um processo fácil, mas só aqueles que sentem essa necessidade, sabem o quão difícil é essa tarefa. Sair do NAO que lhe rodeava a todo momento e passar a vivenciar o sim, com todos os medos, os frios na barriga e os desconfortos, lhe levaram a enxergar coisas que não conseguia enxergar, a se dar oportunidade, a se amar mais, a passar mais tempo com as filhas, a trabalhar menos e tantos outros. 



Passou de uma workaholic assumida, para uma pessoa mais forte e confiante de si. Percebeu que o trabalho não era tudo em sua vida, mesmo precisando dele para sustentar sua casa. Percebeu ainda que poderia reorganizar seu tempo de forma que pudesse ter um pouco de tempo pra tudo, inclusive para si mesma. 

O livro é narrado através da perspectiva da Shonda, onde nos envolveremos com várias situações do seu dia a dia. Teremos ainda menções de outros seriados, músicas, atores e etc, que marcaram a vida dela em algum momento. Além disso, sentir como se a Shonda tivesse interagindo comigo durante a leitura, o que me deixou ainda mais curiosa pelo desfecho. 

Não sei se ela possui outros livros. Mas, sobre esse, posso dizer que adorei a escrita e a forma como ela consegue nos envolver. Como já disse anteriormente, me sentir viciada no livro, de forma tal, que não conseguia largar. Aah, pra quem ainda não assistiu Grey's Anatomy, já adianto que no livro tem alguns spoilers 🙊🙊


Só desejo uma ótima leitura! 

You Might Also Like

15 comentários

  1. Oi!
    Não sou muito chegada eu autobiografias, mas só de ver sua resenha fiquei bastante curiosa.
    Me sinto um ET quando vejo as pessoas falando dessas séries porque nunca assisti nenhuma das duas rs'
    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Thalita, tudo bem?
    Eu gosto muito de ler biografias, são uma fonte de informações interessantes sobre autores, filmes e tudo que gostamos no mundo. Ainda não conhecia esse livro, mas já tinha visto algumas fotos dele na internet, sinceramente achava que era algum romance...kkk

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que dica ótima, adoro livros que motivam os leitores a fazerem algumas coisas e darem coragem, esse eu amaria ler e sei que me apaixonaria diante da postagem estar tão linda e trazendo uma mensagem linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por Grey Anatomy, nossa não tenho palavras para falar no amor que sinto. E eu soube desse livro dela a muito pouco tempo e sinceramente espero ainda ter a chance de ler, seria um prazer, pois a mente dela é incrível. Amei a resenha está de parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não assisti Grey's Anatomy e não sei quando vou assistir, com relação ao livro não conhecia, mas parece ser uma leitura bem agradável! Dica anotada e adorei a resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai gente a Shonda é maravilhosa! Esse livro parece incrível! Quero muito ler <3

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que bom que esse livro demonstra esse poder de transformação, mas achei uma pena ele apresentar spoilers de Grey's Anatomy. Eu não assisti a série, mas tenho vontade, então, farei isso primeiro antes de ler esse livro.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Oiê!
    Sigo o canal de uma youtuber chamada Carol Moreira e ela é muito fã das séries da Shonda Rhimes, passei a admirar essa mulher, apesar de não ter assistido nada que ela produziu, porque tudo o que ela faz parece ser incrível. Gostei muito de conhecer esse livro porque também tive muita dificuldade de dizer sim para várias oportunidades. Adorei conhecer essa mulher maravilhosa um pouquinho mais =)
    Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Já vi falarem super bem deste livro, parece ser uma leitura muito bacana, principalmente para quem já conhece a autora através das séries. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu particularmente adoro esta sensação de está conversando com o personagem, me conecto ainda mais com o enredo. Eu já conhecia o livro, mas não o li ainda. Quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oie! Ahh, tô louca pra lerr! AMO HTGAWM e GREYS! Minhas series favoritas! Sei pouco di passado da Shonda mas ja quero mudar isso lendo essa obra incrivel! Ameiii sua resenha!!

    ResponderExcluir
  12. Talita, adorei conhecer este livro através da sua resenha que está maravilhosa, ela realmente confiscou minha atenção e me fez desejar ler este livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Não li esse livro ainda mas acho a proposta da autora excelente, todas as séries que vi e que tem o dedinho dela eu fiquei simplesmente viciada, que mulher maravilhosa! Espero realizar essa leitura em breve, sua resenha me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Interessante e legal que vc curtiu.
    Não sou fã de Grey's Anatomy (não me matem), séries de medico pra mim era somente duas ER e Third Watch, então não asssto as outras por não me chamar atenção. Mas vou indicar a leitura pra quem eu sei que adora a série, quem sabe pra elas não seja uma otima leitura?
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Acho a proposta do livro bem legal, no entanto como nunca assisti Grey's Anatomy, acho que acabo ficando bem por fora do assunto hahahaah (não é por falta de querer, mas falta de tempo mesmo haha) Já vi muita gente elogiando o livro e por isso ainda pretendo ler um dia. Adorei a sua resenha que me deixou mais ansiosa ainda para conhecer <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir