Resenha | Chronus

05:13

Tempo: ladrão ávido de momentos, que nos torna obsoletos e nos embala até ao derradeiro sono numa contagem decrescente onde só a ele cabe a palavra final, condenando-nos ao esquecimento do que passou e à sofreguidão do que estará para vir.
Em “Chronus” trata-se o tempo por tu e, a cada virar de página, encontramos histórias de solidão, paixão, saudades, verdades e catarses, numa simbiose perfeita onde não se pretende fazer uma rutura com o tempo mas antes imortalizá-lo através da poesia, erguendo memórias e redescobrindo eternidades, convidando o leitor à reflexão e a uma viagem ao passado para encontrar uma promessa de futuro numa cumplicidade que só o que nos une permite.


Poesia | Páginas: 122 | Editora: Chiado | Autora: Joana Santos SIlva | Classificação: 5/5


Segundo a autora, Chronus é o Deus do tempo (tentei pesquisar sobre, mas achei a palavra escrita de outra forma e, consequentemente outro significado – então optei por usar o significado trazido pela própria autora). No decorrer da obra você entende perfeitamente o porquê desse título. Nela encontraremos um conjunto de poesias, muito bem pensadas e organizadas.

Desde a primeira página me sentir imersa nesse universo. Senti como se estivesse fazendo parte do que era trazido por cada poesia, sentir os momentos de angustia, de felicidade, de cumplicidade, entre outros. Entendi que cada poesia abordava uma situação vivenciada pela autora e, como forma de expressão, as poesias foram pensadas.



Teremos temas como amor, amizade, situações do dia a dia, momentos de inspiração, saudades, verdades, entre outros. Em algumas poesias sentir como se aquela situação fosse o momento de sua inspiração. Em outro, sentir a sua paixão por uma segunda pessoa; uma relação ao mesmo tempo boa e conflituosa de amizade; momentos descontraídos com a família e toda a “confusão” quando estão todos reunidos.

Cada poesia foi escrita em um ano diferente e possuem diferentes propósitos. Percebe-se no decorrer da leitura os diferentes sentimentos e acontecimentos vividos no decorrer dos anos, nos fazendo pensar que estamos constantemente imersos em uma montanha russa, onde uma hora estamos bem e outras nem tanto. Joana possui uma escrita bem fluida. Conforme já dito anteriormente, você se sente envolvida com as poesias desde a primeira página, o que te faz não querer deixar o livro. Este é bem rápido de ler (conseguir ler em 1h) e você fica com o gostinho de quero mais.


  • Autora:



Joana Santos Silva nasceu em Cascais, em 1987, e lançou o seu primeiro livro de poesia “Oníria” em Fevereiro de 2017. É formada em Gestão Turística e Hoteleira pelo Instituto Superior Politécnico Internacional de Lisboa e aprofundou a sua formação em Leadership & Management durante os três anos em que viveu na Escócia, país para onde partiu em busca de novos desafios na sua área e de onde regressou em 2015 movida pela palavra unicamente portuguesa: saudade. Trabalha em hotelaria num hotel de cinco estrelas mas cultiva desde a infância a paixão pela escrita. Pretende com “Chronus” continuar um ciclo de poemas escritos ao longo de vinte anos.

Beijos e boa leitura!

You Might Also Like

24 comentários

  1. Que interessante ela fazer poesias com Chronus. Legal porque amor, amizade e outras emoções estão direta ou indiretamente ligados ao tempo mesmo. Não sou fã de poesias mas fiquei curiosa para ler esse livro.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro te proporciona sentimentos diferentes. Parece que você se sente nas situações .. :)

      Excluir
  2. Poesia para mim é livro de cabeceira, para ser degustado e nada mais gratificante do que se imergir nas palavras do autor. Eu tive o prazer de ler Oníria da autora e me apaixonei, espero ler este também.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda nao tive oportunidade de ler Oníria, mas sou mega curiosa pela leitura :)

      Excluir
  3. Eu já vi algumas resenhas desse livro e assim como você foram bem positivas, mas confesso que para mim pelo menos neste momento da vida não funciona, quem sabe futuramente não é mesmo? Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Poesia sempre desperta o melhor da alma.. Sempre que leio poesia eu imagino como o autor estava se sentindo quando escreveu aquele poema.. O livro parece ser tão gostoso de ler e deve trazer muita positividade também! Gostei muito da resenha e da dica de livro!!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Oie Thalita
    Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro depois da sua resenha e de algumas que já tinha lido antes. Oníria também parece ser ótimo, estou esperando o meu exemplar até hoje kk mas como veio de outro país, deve ter dado algum problema no transporte. Enfim, amei sua resenha, espero conseguir ler esse livro um dia e adorar.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não conhecia o livro e fiquei toda curiosa aqui para ler também, adorei a premissa e a sua resenha me convenceu a ler, dica anotadíssima!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não conhecia muito do livro, mas pareceu ser um livro bastante simples e interessante que deve fazer o leitor se viciar, adorei a resenha, parabéns ;)

    Abraços,
    https://jovemcigano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei de conhecer esse livro. O título é bem curioso. As temáticas abordadas na obra também me chamaram à atenção.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    A leitura parece interessante e aborda temas que me atraem. Mas eu não sou muito fã de ler poesias e poemas, mas gostei de conhecer mais da sua experiência com a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Não conhecia o livro ou a autora, mas devo admitir que não costumo ler muitos poemas.
    Mas acho legal essa questão de conseguir levantar tantos questionamentos legais em poucas páginas. Achei interessante e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adorei conhecer um pouco não só da obra mas também da autora, já que desconhecia ambas.
    Confesso que não sou muito de ler poesia, mas fiquei bem intrigada por causa da premissa da obra e também do título que achei bem impactante.
    O que me deixou curiosa também é a forma como a autora consegue abordar tantos temas e questionamentos em relativamente poucas páginas e quero conferir como essa conseguiu encaixar tudo isso.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e a autora. Achei a capa linda e pela positividade da sua resenha o conteúdo parece ser lindo também.

    Não costumo ler poemas, mas anotei sua dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Thalita!
    Primeiro quero dizer que amei a capa! Não conhecia o livro e nem a autora, mas amo poesias... Em alguns momentos da minha vida até me arrisquei a escrever algumas e até tenho uma de minha autoria, publicada em uma das antologias da Chiado Editora. Gostei bastante da forma que você vivenciou a leitura, identificando o que está por trás de cada poesia lida. Esse é o tipo de livro que gosto de ir lendo aos poucos, mesmo sendo difícil largar. Beijinhos
    Ps. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito da capa. Pela sua resenha, os poemas parecem ser extremamente significativos. Vou anotar da dica. Se tiver oportunidade, lerei. Ando mesmo precisando ler poesia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oiee, acho essas leituras para se devorar dia após dia, poema por poema, amei a capa e adore a resenha, com certeza irei anotar a dica.
    beijos
    sucesso

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Acho interessante um livro sobre Chronus e trazendo temas como amor e situações do dia-a-dia, que são tão intrínsecos a vida de qualquer pessoa. No entanto, eu realmente não consigo gostar de ler poemas e, por isso, não me interessei por esse livro.
    De qualquer forma, adorei a resenha e achei a capa do livro muito linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Thalita, como está?
    Adoro livros de poesias e esse é um que com certeza quero conhecer!
    Achei o teu texto bem conciso e a proposta desse livro é excelente com certeza. Dica mais anotada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Talita!

    O livro parece ser muito interessante, embora eu não seja tão chegada a poemas foi legal conhecer a autora e sua obra ^^
    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? Adorei a capa do livro, amo poesia e faz bastante tempo que não leio nada da Chiado, conseguiu despertar minha curiosidade, se tiver oportunidade um dia lerei, beijos

    ResponderExcluir
  20. Já tinha lido a resenha deste livro outras vezes e já tinha gostado bastante. Adoro poesia e amo a ideia de Chronos. Estou procurando ler livros de editoras novas para mim e a Chiado é uma delas.

    ResponderExcluir