Resenha | O ladrão de sonhos

13:13

Ele nasceu predestinado a fazer coisas grandiosas e de fato a sua juventude foi muito promissora. Mas eventos inesperados transformaram o jovem talentoso em um homem vazio e esquecido. Dezessete anos se passaram, quando ele descobriu um poder tão sombrio que transformou uma cidade inteira em um lugar de trevas e solidão. Mas um encontro inesperado mudou tudo o que ele pensava sobre a vida e essa pessoa se tornou a única esperança de todas as vidas que ele destruiu.




Ficção | Páginas: 190 | Editora: Chiado | Sidney Coelho | Classificação: 5/5


“Quantas vezes nós mesmos não roubamos os nossos próprios sonhos e passamos a vagar em busca de uma nova esperança que poderá finalmente nos mostrar o caminho a seguir”


Nessa estória conheceremos Lincon, o ladrão dos sonhos. Dentre os três irmãos, era o mais promissor, destacando-se a em tudo o que fazia. Quando criança, se gostava de música e reunia os familiares para lhe verem tocar. Quando adulto, focou-se principalmente nos esportes, na natação, onde ganhou várias medalhas. Aluno de Engenharia, se destacara até na universidade. Possuía um grupo de estudos e muitos projetos que sozinho não conseguiria dar conta. 

Sara, a irmã mais nova de Licon, possuía um dom da qual ela sabia que era a única da família que o tinha - e ela não sabia como lidar com isso. Ainda assim, havia alertado Licon quanto a batalha que estava prestes a surgir em sua vida. Porém, cego pelo sucesso que vinha tendo, não ligou em nenhuma das tentativas da irmã de alerta-lo.

Em pouco tempo, Licon mudou seu comportamento e foi deixando de ser tão participativo nos projetos. Teve algumas divergências com os sócios e acabou saindo do projeto que tinha produzido. Tempos depois, percebeu que tinha sido seu primeiro erro, subestimar que as coisas não dariam certo sem a sua presença. Aos poucos foi abandonando seus projetos e perdendo vontade de fazer o que gostava, deixando de ser popular.

Licon preferiu sair de casa e foi morar em um local distante de tudo e todos. Passou a viver sem expectativa de vida. Deixou seu cabelo e a barba crescerem - ficou irreconhecível. Sua vida andava de mal a pior até que um belo dia descobre que possuía um dom. Licon ficou deslumbrado com o que fazia, não conseguia administra-lo de da forma correta e, a partir disso, começou a entrar no sonho das outras pessoas e roubá-los com objetivo de destruir a felicidade dessas pessoas.





Até que um dia, aconteceu uma coisa diferente do que costumava acontecer. Lincon entrou em um sonho e uma menininha começou a falar com ele, o que o deixou inquieto, uma vez que isso nunca havia acontecido. Pelo desconforto causado, resolveu procurar sua irmã para compreender melhor o que ela havia dito há muito tempo atrás e o mesmo desconsiderou. Não foi uma conversa fácil e, por conta de seu egoísmo, mais uma vez não considerou nada do que sua irmã havia lhe dito. A única recomendação que ele seguiu da sua irmã foi que ele continuasse dando atenção ao que a menininha tinha para falar para ele. 

O encontro com essa menininha vai trazer grandes reviravoltas na vida da Lincon. A partir desses encontros, podemos perceber nitidamente o quanto a imaginação de uma criança pode levá-la a grandes lugares. Ao contrário dos adultos, estas estão sempre dispostas a escutar. Além disso, devido a sua pouca idade, muitos desconsideram o que as mesmas têm para falar. Porém, são os momentos com essa menina que leva Lincoln refletir sobre sua vida e tomar novos rumos. 

Sidney possui uma escrita bem cativante, em alguns momentos até achei parecido com algumas partes livro "O pequeno Príncipe". O livro é organizado por períodos onde cada parte possui títulos muito bem pensados e relacionados com as situações. Confesso que desde o começo me sentir envolvida com a estória, e esta nos traz grandes lições e reflexões desde as primeiras páginas. Dentre elas: o reflexo do nosso egoísmo; a pessoa achar que pelo sucesso que faz, não precisa de mais ninguém ao seu lado; a pessoa achar que é insubstituível; a magia de uma criança; a cegueira diante do sucesso; a cegueira diante das novas oportunidades; a segunda chance; o poder do amor, entre outros. 

Engraçado como muitos de nós pensamos somente nos bens materiais e achamos que isso está acima de qualquer coisa. A escuridão que esse sentimento nos proporciona, nos leva, muitas vezes, a não enxergar mais o sentido das coisas, nos torna uma pessoa vazia e sem perspectiva de vida. Ao mesmo tempo em que, somente eu posso me ajudar, somente eu posso olhar para dentro de mim e criar forças para mudar, às vezes, é necessário uma pessoa te abrir os olhos para que você reflita e mudanças aconteçam, como aconteceu com Lincon. Enfim, na estória foi provado que o amor transforma tudo. Que todos tem direito a uma segunda chance, e cabe a nós decidir o que fazer com ela.

“Talvez seja o próprio amor que dê sentido a tudo que existe e somente ele seja o suficiente para que haja um mundo melhor”.


Lição: Estamos sempre tão envolvidos com outras coisas que acaba nos passando quando certos sinais nos são dados. Precisamos nos dar oportunidade de ficar mais atentos a esses sinais e não deixar que nosso egoísmo nos afunde e nos leve a incertezas, desconforto e afastamentos. Podemos sim, mudar o rumo das coisas e isso só depende de cada um de nós. 

Sidney: nasceu em Petrópolis, uma cidade histórica do Brasil. Ainda quando criança escreveu centenas de poesias e pensamentos. Sempre foi apaixonado por histórias e quando se tornou pai, encontrou a inspiração para escrever o seu primeiro livro. É amante da natureza e fotografia e mora em Petrópolis, com a esposa e filho.

Para quem quiser adquirir o livro:


Só desejo uma ótima leitura!


You Might Also Like

17 comentários

  1. Olá!
    Adorei o enrendo até pq estou meio assim como o Lincon e talvez me ajude. Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que pela sinopse, apenas, eu dificilmente iria me interessar em ler o livro, mas após ler a sua resenha, saber que existe muito mais do que mostra a trama inicial, que possui uma lição por trás de tudo, me deixou bem curiosa. Obrigada pela dica!

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adorei a capa do livro, é o tipo de capa que me atrai, mas como mencionou a colega, pela sinopse não leria. Adorei sua resenha e fiquei bastante curiosa pelo enredo! Valeu pela dica e livro anotado!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina! To louca pra ler esse livro e não é de hoje! Tudo que tem a ver com sonhos me fascina <3 e o Sidney conseguiu mesclar isso em um enredo pra lá de elaborado.. Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse livro ta encalhado na minha estante desde o ano passado, vou dar uma chance para ele em breve!! Essas coisas de sonhos me deixam bem curiosa, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, eu não dava nada por esse livro e agora me parece uma obra surpreendente, que quando terminamos, nos faz repensar sobre muitas coisas, principalmente sobre como somos apegados ao material e esquecemos de outros valores... Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro é uma novidade para mim, não conhecia o título nem autor e achei a história bem piegas, mas se o autor tem um estilo tão cativante como você disse, então a história deve valer a pena. Dica anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Quando vi o título da sua resenha, pensei que fosse outro livro pelo título, mas me surpreendi ao ler sua resenha. Achei a postagem muito bem escrita e adorei as lições que esse livro traz. Acho muito importante aprendermos a ver outro lado das coisas e, principalmente, nos dar novas oportunidades.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas a história parece ser bem interessante, gostei de ler sobre ela aqui no seu blog.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acho legal que mesmo com uma história sobre os personagens o autor consegue colocar tantos elementos e assuntos para reflexão. Gosto de como a trama se desenrola e ainda nos faz ver o quanto podemos aprender a não cometer os erros muito comuns ao longo da vida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Esse livro já foi resenhado lá no meu blog, mas não fui eu quem li. Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa para ler a obra, pois parece ser incrível, além de passar lições maravilhosas.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou ainda mais curiosa do que eu já estava. Acho que a leitura deve me agradar bastante. Adorei a resenha e a sua sinceridade ao falar sobre a obra.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Que dica maravilhosa. Não conhecia o livro, por isso fiquei bem curiosa sobre os temas tratados. Parece ser uma história bem tocante! Dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o autor, menos ainda o livro, mas algo que me chamou a atenção é o fato de você mencionar que lhe fez lembrar um pouco "O pequeno Príncipe", as vezes, quando bem escrito um livro nos cativa por lembrar de coisas que gostamos, curti.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Gosto quando o autor tem uma escrita cativante, mas a premissa do livro não me atraiu :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii.
    Ainda não tinha ouvido comentários sobre esse livro, mas foi muito bom conhecê-lo.
    Acho que seria o tipo de leitura bastante agradável para mim, então com certeza já vai para a minha listinha de futuras leituras.
    Obrigada pela indicação.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito. Parece ser uma história envolvente. A ideia de trevas e solidão é muito interessante. Gostei muito da indicação.

    ResponderExcluir