Resenha | Cinderela e Chapeuzinho Vermelho para o tempo atual

07:02

Como seria a Cinderela dos nossos tempos? E o encontro de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau? E qual seria o destino da Vovozinha? Com personagens e cenários atuais, Rubem Alves reconta essas estórias com muito humor e uma pitada de poesia. O final, inusitado, surpreende a todos.


Páginas: 16 | Editora: Papirus | Rubem Alves | Classificação: 4/5


Hoje trago para vocês um post diferente dos que eu costumo fazer. Pretendo tornar mais efetivo, pelo menos uma vez por mês, trazer dicas de livros para ler com/para criança(s).

Costumo frequentar uma igreja específica da minha cidade, em especial pelo padre que celebra a missa. Todas as vezes que eu estou, em seus sermões, ele costuma citar Rubem Alves. Até então, ainda não tinha ouvido falar nessa pessoa. Fiquei curiosa, pois as coisas citadas são sempre apresentadas de maneira muito sábia e tocante. Em minhas andanças, por um acaso achei esse livro e resolvi comprá-lo, para finalmente conhecer a escrita do tão famoso Rubem Alves. 




Para quem não o conhece, foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex pastor presbiteriano brasileiro. Escreveu vários livros para todas as idades. Um deles, é esse que eu apresento para vocês hoje: “Cinderela e Chapeuzinho Vermelho para o tempo atual”. Neste livro teremos duas estórias diferentes, já explícitas pelo próprio título. 

Na primeira estória, a da Cinderela, conheceremos duas famílias. A Bruna vinha de uma família simples. Seu pai era professor e sua mãe era artista. Sem condições financeiras, seus pais lhe ensinaram a aproveitar a vida por meio das coisas simples. Ao contrário da família de Monique. Esta ensinou suas filhas a gostar das coisas mais caras e fúteis, a gastar e a viver de maneira extravagante.

Um belo dia, a mãe de Bruna falece. Por conta das futilidades de Monique, seu marido a deixa. É então, quando Monique resolve investir no pai de Bruna, o que acaba dando muito certo. O certo é que o mesmo pensou que fosse ser feliz, mas o mesmo não aconteceu. 

Na mesma cidade, vivia um empresário muito rico que buscava uma noiva para o seu filho que nascera cego. Ficava angustiado toda vez que pensava que podia morrer e seu Tirésias ficaria só. Com isso, pensa em dar uma festa para escolher a futura noiva do seu filho. Este dera a condição de que se casaria com uma mulher que pudesse conversar produtivamente pelo resto da vida.




No dia do baile, as filhas de Monique usam roupas novas para ir ao baile. Bruna, por sua vez, usa um vestido antigo usado pela mãe. Tirésias começa a chamar as meninas para conversar e dançar, mas nenhuma delas consegue ter uma conversa produtiva. Quando, finalmente chega a vez da Bruna, eles começam a conversar sobre livros, poesias, arte, o que o deixa muito feliz. Porém, as filhas de Monique resolvem atrapalhar essa aproximação. 

Tirésias fica confuso por não saber nem o nome da moça com quem dançara e se interessara. Resolve então convidar todas as moças para uma festa no seu jardim. Chamou uma a uma e, finalmente Bruna chegou ao seu encontro, soube que era ela por citar parte de um verso de Fernando Pessoa: “Quando ti vi amei-te já muito antes ...” “Tornei a encontrar-te quando te achei ...” e a mesma completou, conforme havia feito no baile. Tirésias e Bruna se casam e vivem felizes por muitos anos. A frase que marcou o casamento foi:

"Pois é da poesia que nasce o amor".

Na segunda estória, conheceremos Rúbia, uma adolescente de personalidade muito forte. Era morena e resolveu ficar ruiva, pois achava que assim teria mais chances de conquistar um empresário. Certo dia, sua mãe lhe pede um favor, mas a mesma nega .. até a sua mãe lhe dizer que iria deixa-la usar sua BMW. Rúbia teria que levar uma cesta básica para a sua avó, as 22h na rocinha.

No meio do caminho, o pneu fura. Uma Mercedes para ao seu lado e um homem de óculos escuro desce do carro e lhe oferece ajuda para trocar os pneus. Este homem fez tudo de bom humor, até cantou enquanto fazia o serviço. Quando finalizou, perguntou qual seria o destino de Rúbia e disse que lhe iria escoltá-la por ser muito perigoso.

Ao chegar na casa da sua avó, Crescêncio Lobo (como se apresentou), logo se envolveu numa conversa com a avó de Rúbia e a esqueceram num canto. Vendo essa situação, logo deu um escândalo. Passava pela rua, uma viatura da policia que resolveu entrar na casa e tentar controlar a situação. O policial percebeu que era caso para psiquiatra e que Rúbia deveria ser internada para tomar medicação. 




Rúbia foi levada para clínica e, logo depois engatou um namoro com o policial. A sua avó e Crescêncio, também começaram um namoro. Crescêncio bancou várias cirurgias para sua nova namorada e a deixou mais jovem. E assim viveram felizes por muitos anos.

Mesmo com contextos parecidos, ambas as estórias foram contadas a partir de situações reais. Uma enfatizando que não devemos nos ater as coisas fúteis. Buscar por conhecimento, valorizar a arte, os livros, etc, nos levam a lugares maiores. Por outro lado, viver tentando buscar pessoas mais velhas e com ótimas condições financeiras, podem te fazer somatizar coisas e sentimentos ruins e te fazer tornar uma pessoa que você não seja. Além de, nem sempre o que é novo é o que vale mais a pena.

Penso que essa é uma forma bem envolvente de abordar esses assuntos com crianças de uma maneira bem descontraída. Talvez, mostrar os contrapontos do clássico e da releitura, é uma forma de problematizar, de refletir, de discutir e proporcionar aos indivíduos formularem suas próprias conclusões. 


Beijos e boa leitura!

You Might Also Like

23 comentários

  1. Poxa que bacana essa atualização para a atualidade menina, para quem curte parece ser uma ótima pedida e adorei ver a capa, bem fofinha e quem sabe futuramente eu daria uma oportunidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também não conheço esse autor, nem essa obra e até achei o título meio estranho, mas gostei das histórias e da forma como abordam a essência dos contos de fadas clássicos.
    PS: igreja legal essa que você frequenta, te dando dicas literárias =)

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiie
    Ain, adorei. Já quero. Adoro tanto conto de fadas e adoro mais ainda ver esses contos contados de maneiras diferentes, mais originais. Muito bacana, fiquei interessada. Sou muito criança kkkkkkkkk amei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do Rubem Alves, mas seu padre é sábio em mencionar coisas assim na igreja. Enfim... gosto muito de releituras, ainda mais quando são sobre histórias que acreditamos conhecer de cór.
    A moral das histórias são boas para todas as idades, assim vemos que o autor possui habilidade em ensinar atráves de sua escrita. Pra mim é novo, então vou procurar saber mais dele e claro que se tiver a oportunidade quero ler esse livro.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Nós podemos ter a idade que for, sempre gostamos de histórias encantadas e finais felizes kkkkk, eu adoro livros infantis com essa dose de realidade. Não conhecia esse escritor mais estou super animada sobre esse livro. Obrigado pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Primeiro que adorei essa capa e depois ao ler sua resenha fiquei encantada com a forma como reescrever um clássico da infância de muitas pessoas. Certamente me agradaria a leitura se tiver oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Acho muito válidos estes livros infantis que, em meio a um enredo descontraído, trazem boas lições para nossas crianças. Não conhecia esta obra ainda, mas meu irmão (e eu, hehe) vai adorar. Dica anotada!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Tha, adorei essa indicação! Parece ser muito bom, e gostei porque não estou nada por dentro da literatura infantil. Algumas pessoas já vieram me pedir indicações e eu fiquei boiando sem saber o que dizer hahahahaha Parabéns pela iniciativa!

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  9. Concordo que uma abordagem assim é melhor mesmo, acho até que colhe melhor os frutos. Não conhecia a obra, e mesmo não sendo mais para idade dos meus filhos, vou repassar para conhecidos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Gostei da história do livro, mas cuidado com spoilers. Se vc contar o livro todo, sobra pouca curiosidade para quem está lendo sua resenha e não vão querer conhecer o livro. Amei a sua ideia de trazer a resenha de um livro infantil para o blog. Vejo pouco disso nos blogs que tenho visitado e é um dever dos leitores incentivar a leitura infantil também. Parabéns pela iniciativa. Um beijo, todo sucesso do mundo com o blog e até minha próxima visita.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autor, mas achei a história bem interessante e que deve passar coisas boas para os pequenos. Achei a capa bonita e as ilustrações parecem estar lindas também.

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber que o livro trata de temas tão essenciais na nossa sociedade e que pretende atingir um público que realmente precisa aprender de cedo a não ser tão materialista e não se apegar às coisas fúteis. Espero gostar da história quando for ler. Nunca li nada do Rubem.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Que amor esse livrinho. Achei muito interessante a ideia do autor de trazer histórias que já são clássicas na literatura infantil para os dias de hoje, aproximando da realidade das crianças. Se eu tivesse filhos, com certeza, compraria para ler para eles.
    No entanto, acho que você trouxe uma ótima dica para as mamães e papais que procuram já acostumar seus filhos no universo da leitura desde crianças.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia o livro, mas o trabalho do Rubem é fora de série, exemplo para todos e leitura obrigatória para os pequenos. Obrigada pela dica, vou indicar pra minha prima, que é professora infantil e gosta de indicar livros para os pequenos.

    ResponderExcluir
  15. Conheço o Rubem Alves educador, pois vários dos meus professores levam textos deles pra gente debater. Fiquei bem triste quando ele faleceu em 2014. Uma perda para o Brasil. Ele tinha muito o que nos ensinar.
    Bom, sobre as adaptações: achei as lições de vida maravilhosas. É um ótimo presente para criançada.


    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oi. Eu amo Rubem Alves, mas ainda nao li esse dele... vou ate´colocar na lista de futuras aquisições... sou dessas que quer colecionar tudo que esse homem escreveu <3
    bs...

    ResponderExcluir
  17. Heeey, tudo bem?

    Achei bacana este post.
    E confesso que me interessei pela leitura rs .. Os livros voltados ao público infantil são sempre cheios de ensinamentos.

    ResponderExcluir
  18. Oii! Eu também nunca li nada do Rubem, mas após essa resenha fiquei bastante curiosa para conferir a escrita dele. Adorei a história da Cinderela, muito bonita e diferente, foi a que mais me deixou curiosa haha. Obrigada pelas dicas, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não conhecia o Rubem e nem seus livros, mas adoro contos de fadas e amava chapeuzinho vermelho quando criança, então achei a proposta desse livro maravilhoso. Além disso, achei as ilustrações muito bonitas e certeza que elas irão prender a atenção dos leitores mais novos.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia esse livro e que livro fofo, ótimo para presentear crianças rs' a história é maravilhosa e bate muito com a realidade, ótima para os pais lerem juntos com seus filhos. Muito interessante, irei presentear minha prima!

    beijos!
    blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Ai que lindeza!! adorei e já tenho mais um livro anotado para presentear minha priminha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Ah que ideia bacana de trazer dicas e resenhas de livros infantis. Sempre fico curiosa pois tenho duas sobrinhas e quero introduzi-las no mundo da leitura. Adorei! Também já ouvi falar muito do autor, mas nunca pesquisei nada do mesmo hehe Dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiiii. Ainda não sabia sobre essas releituras dos contos, e achei interessante agora que você falou porque é uma forma de trazer as histórias mais para a vida real, saindo dos contos de fadas. Os fatos ficam mais reais e realmente há toda uma problematização. Não sei se isso pode se tornar um problema pra mostrar logo para as crianças possíveis problemas que podem existir no mundo .-. mas acho que se lermos de uma forma descontraída, conseguimos passar uma boa mensagem.

    Cupcakeland

    ResponderExcluir